Jornalistas manifestam indignação com decisão da Justiça


A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, responsabilizando o repórter fotográfico Alex Silveira pela perda de 80% da visão do olho esquerdo após ter sido atingindo por uma bala de borracha disparada pela polícia, casou revolta em toda a categoria.

Por todo o país, repórteres fotográficos manifestaram solidariedade com o companheiro injustiçado e indignação com a sentença. Em São Paulo, jornalistas e radialistas realizaram um ato em protesto contra a decisão do Tribunal.

Alex Silveira não é a única vítima da falta de segurança no exercício da profissão. São conhecidos os casos dos cinegrafistas Santiago Andrade e Gelson Domingos, ambos da Band, o assassinato de Rodrigo Neto em Ipatinga (Vale do Aço), e a tortura sofrida pela equipe do jornal “O Dia”, em 2008, no Rio de Janeiro.

Todos esses casos tem algo em comum: a falta de uma política de segurança para a categoria. Por isso é preciso lutar pelo reconhecimento da profissão como atividade de risco, criar um protocolo de segurança (preservada a autonomia dos jornalistas), recebermos o adicional de periculosidade e resgatar a aposentadoria especial, para garantirmos mais tranquilidade para nós e nossas famílias.

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio