Campanha de sindicalização continua

No início deste ano, a Oposição Sindical entregou à representantes da Diretoria do Sindicato de Jornalistas Profissionais de Minas Gerais uma cópia do abaixo assinado com aproximadamente duzentas assinaturas de jornalistas, no qual reivindicam a redução da anuidade sindical para R$100,00 e a isenção da primeira anuidade.

Este abaixo assinado faz parte de nossa campanha de sindicalização, é portanto, a forma concreta de nossas posições políticas. Não desejamos um sindicato esvaziado, com os mesmos rostos de sempre, a mesma reunião de compadres e comadres de sempre.

Nossa proposta é clara, isenção e redução na anuidade para que mais pessoas se sindicalizem. No ato de entrega das assinaturas, os representantes da diretoria SJPMG, o presidente do Sindicato e o diretor de aposentados e previdência que participaram da reunião, acusaram aos representantes da Oposição Sindical de leviandade, já que o Sindicato teria problemas de caixa se levadas adiante estas propostas. Podemos apenas lamentar estas colocações, em momento algum questionamos a seriedade da atual diretoria do SJPMG. Criticamos sim, suas posições e concepções políticas, que contribuem para o esvaziamento e falta de representatividade do sindicato.

Entendemos que com um número maior de sindicalizados, teríamos, no mínimo, uma arrecadação equilibrada. E poderíamos mesmo ter uma maior arrecadação do que a atualmente. Esta é uma posição política, para a mesma realidade temos uma política diferente. Hoje o sindicato está mais preocupado com o dinheiro em caixa do que com sua baixa representatividade.

Nossa preocupação não é oferecer um jornal colorido, premiações volumosas para concursos ou finos petiscos para os jornalistas.

As mais de duzentas assinaturas recolhidas mostram que os jornalistas pretendem se sindicalizar, mas que o alto valor da anuidade é impeditivo. Principalmente quando temos um dos mais baixos pisos salariais entre as capitais e um grande numero de desempregados. Negar esta realidade, como faz atual diretoria do sindicato é não apenas estar distante do dia-a-dia da categoria.

Em uma reação à manifestação de insatisfação da categoria, a diretoria anunciou o congelamento da anuidade, como um canto de sereia. Isso é pouco, o valor da anuidade atualmente, 330 reais, é mais de 25% do piso salarial dos jornalistas.

Sindicalize-se!

Fortaleça o sindicato!

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio