Oposição Sindical realiza manifestação em defesa do diploma em Montes Claros

Na última sexta-feira (12/08), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, faria uma palestra no encerramento do Congresso Mineiro de Direito Tributário e Direito Financeiro em Montes Claros (MG). A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM) realizou uma manifestação em frente à OAB e diante da mobilização, Gilmar Mendes cancelou sua participação no evento.

Os jornalistas da OSJM abriam uma faixa de protesto horas antes da palestra do ministro. Em letras garrafais, a faixa dizia: “Nós, os trabalhadores da notícia, exigimos respeito!!! Valorização da profissão já!!!”. Curiosas, todas as pessoas que passavam pelo local onde a faixa estava paravam por ali e manifestavam apoio à manifestação.

Além da faixa, panfletos foram distribuídos para estudantes de Direito, advogados, estudantes de Jornalismo, jornalistas, entre outros participantes do Congresso. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Meira, o advogado José Oliveira de Souza, e o atual presidente da 11ª Subseção da OAB-MOC, Álvaro Guilherme Ribeiro Matos receberam o panfleto que esclarecia o motivo de jornalistas estarem presentes ali e protestarem, com razão, contra a queda da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício digno da profissão, fato que precarizou sobremaneira as relações de todos os trabalhadores da notícia e da comunicação, seja em que área for (cinegrafistas, editores, repórteres, jornalistas, designers, pauteiros, revisores, produtores, publicitários, colunistas sociais, fotógrafos, relações públicas, radialistas, assessores de comunicação, etc).

Nós, da OSJM, consideramos que o ministro age covardemente diante das consequências das suas decisões nessa Corte Suprema. Após essa manifestação do dia 12/08, a única conclusão a que podemos chegar é que o senhor ministro não sabe enfrentar a realidade “nua e crua” daquela sua decisão e de outros ministros do STF, em 17 de junho de 2009, que ampliou a reserva de mercado para os profissionais da comunicação e jogou milhares de trabalhadores da notícia em situações trabalhistas constrangedoras.

Confira abaixo a íntegra do texto do panfleto que foi distribuído em Montes Claros:

JORNALISTAS DE MINAS EM LUTA PELO DIPLOMA

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas não ficaria calada diante da visita do ministro do Supremo Tribunal Federal que decretou o fim do diploma para o exercício da nossa profissão!

No dia 17 de junho de 2009 foi proferido o acórdão que violentou os trabalhadores da notícia deste país. Na prática, o fim do diploma para o exercício profissional acarreta o aprofundamento da precariedade das condições de nosso trabalho. Acúmulo de funções, jornadas dobradas, salário baixo, assédio moral, etc. E com um exército enorme de mão-de-obra de reserva, os salários tendem a um rebaixamento progressivo, ou seja, ataque após ataque até não ter mos mais condições de produzir nossa própria existência.

E se a realidade na capital já é perversa, no interior do estado esse quadro se agrava.

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas está na luta com os companheiros de Montes Claros e de todo o estado pelo nosso diploma, pela estabilidade e pela dignidade do exercício da profissão!!!

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio