Campanha Salarial 2011

Patrões ameaçam rebaixar piso dos assessores em 30%

A campanha salarial de 2011 está em curso. É tempo de reagirmos, nos unirmos em nome da valorização da nossa profissão. Caso contrário, para além dos míseros 6,31% do INPC oferecidos pelos patrões, a categoria pode amargar uma de suas principais derrotas nas campanhas salariais em toda nossa história: o rebaixamento do piso dos jornalistas que trabalham em assessorias em 30%.

Não podemos admitir essa afronta à nossa dignidade! Chega de humilhação! Somos uma categoria só, a dos trabalhadores da notícia, que um dia vende sua força de trabalho nas redações e em outro nas assessorias. O argumento do Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação (Sinco) de que os jornalistas receberiam o piso rebaixado por apenas três anos é tão cínico quanto a alegação de que no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde esse abuso é praticado, são pagos penduricalhos como gratificações por triênio, indenização de dois salário nominais por invalidez, adicional por acúmulo de função e outros.

Tal proposta, que rebaixa a categoria, é tão mesquinha que transforma em migalhas o ganho real de 1,71% e qualquer reajuste sobre tíquete refeição, conforme contraproposta apresentada por representantes patronais ao sindicato no dia 14 de julho. Não podemos aceitar essa vergonha, temos de reagir, e o caminho para isso é unificarmos a campanha salarial, para juntos demonstrarmos nossa força e indignação aos patrões. Não podemos aceitar o rebaixamento da nossa profissão, dignidade não se ganha, conquista-se com luta. REBAIXAMENTO NÃO! AUMENTO REAL JÁ!

Adriano Boaventura, da Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas, defende a unificação da campanha salarial durante debate realizado na sede do sindicato, no dia 19 de julho.

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio