Deputados adiam votação da PEC do diploma
Em uma clara demonstração de que não têm nenhum compromisso com os trabalhadores, e com os interesse imediatos da nossa categoria, os deputados federais adiaram nesta quarta-feira, 7/10, a votação da Proposta de Emenda Constitucional 386/09, a PEC do diploma. E como forma de postergar ainda mais a votação da PEC, os parlamentares propuseram a realização de uma audiência pública, ainda sem data prevista, para debater a exigência do diploma para o exercício do jornalismo.
E pretendem ainda discutir na mesma audiência o projeto de lei sobre a Criação do Conselho Federal de Jornalismo, o que pode adiar ainda mais a retomada da exigência do diploma. Não é hora de abrirmos mais de uma frente de atuação, pois corremos o risco de enfraquecer e diluir aquela que deve ser a nossa bandeira prioritária: a regulamentação da profissão.
E também é um erro priorizar nossas ações no caminho das instituições, criadas exatamente para servir aos patrões, como a Câmara dos Deputados que adiou uma decisão urgente para nossa categoria. Ora, quantas audiências serão necessárias para debater o que todos nós jornalistas já sabemos, a exigência do diploma é instrumento indispensável para a valorização da profissão.
Não podemos nos esquecer que essa derrota histórico – o fim da exigência do diploma –, é resultado da política institucional do “sindicato cidadão”, que abre mão da luta direta em favor da conciliação e conversas de gabinete. Não podemos mais perder nosso tempo nos gabinetes. É hora de irmos às ruas e preparar o Dia Nacional de Greve dos Jornalistas.