Dia do Jornalista – Independência não se ganha, se conquista

Saudamos neste nosso dia, 7 de abril, todos jornalistas do Brasil, em especial os de Minas Gerais. Trabalhadores da notícia, somos nós os produtores de informações, dados, análises e opiniões através das quais homens e mulheres formam seus pontos de vista, vontades, aspirações e comportamentos. Daí, a imensa responsabilidade que pesa em nossos ombros. Cada letra, palavra ou frase que colocamos no papel, no ar, no ciberespaço assume dimensão de alicerce, tijolos e paredes na construção do edifício da humanidade dos homens. Precisamos ter profunda consciência disso, pois é a partir dela que poderemos praticar um jornalismo crítico e esclarecedor, elemento decisivo no advento de um país justo, igualitário e livre. Sabemos não depender exclusivamente de nossa vontade a prática deste jornalismo libertário, mas é preciso ter sempre claro que independência se conquista não se ganha. E se conquista na luta. A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM) tem lutado esta luta e se compromete a continuar lutando pela conquista da verdadeira independência dos jornalistas.

E não se pode falar em independência de jornalistas diante da realidade da estrutura salarial vergonhosamente rebaixada da nossa categoria, diante da prática do assédio moral pelo patronato, da instabilidade no emprego, do acúmulo de funções e da precarização geral do exercício da nossa profissão, o que foi agudizado pela queda da exigência do diploma para exercício da profissão. É preciso, pois, que voltemos prioritariamente nossas atenções para as condições concretas de trabalho a que estamos submetidos como passo inicial para a conquista da nossa independência.

Gostaríamos, é claro, de principalizar nesta nota o orgulho de ser jornalista. De cumprir um papel social de inestimável relevância. Sim, isto nos orgulha. Mas infelizmente acaba soando mais alto nosso grito de alerta para a deterioração da profissão de jornalista em nosso país. Companheiros, que a nossa festa seja a nossa luta por condições de trabalho que nos permita fazer bem e melhor o que gostamos de fazer: jornalismo.

Um abraço fraterno da Chapa 1: Oposição Sindical – Independência, Renovação e Luta aos companheiros jornalistas de todo nosso estado.

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio