Oposição Sindical reafirma seu compromisso de luta com a categoria

Estabilidade no emprego, pelo direito de instalação do dissídio coletivo, criação do plano de carreira, unificação do piso salarial, fim do banco de horas e do assédio moral, criação e fortalecimento das subsedes no interior. Essas foram algumas das propostas da Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM) à categoria na eleição do sindicato dos jornalistas, realizada em maio desse ano.

Com 118 votos, 50% a mais em relação ao pleito de 2008, a OSJM agradece a todos os trabalhadores da notícia, sindicalizados ou não, pelo apoio e manifestações de carinho, durante e após a eleição, o que nos emocionou e nos emociona, revigorando a nossa disposição na luta pela valorização da nossa profissão.

Certos de que os ventos da mudança sopram cada vez mais fortes, a Oposição Sindical vem a publico reafirmar o seu compromisso com a categoria, de continuar a defender as bandeiras levantadas durante a eleição, entre elas a redução da anuidade e a realização de campanhas de sindicalização. Mudança indispensável para a renovação do quadro sindical e para a ampliação da representatividade do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Com um quadro composto por cerca de 3 mil jornalistas sindicalizados, não é exagero afirmarmos que devemos ser mais de 12 mil profissionais em atividade em todo o Estado. Entretanto, apenas mil estavam aptos a votar e somente 502 companheiros compareceram às urnas. Não é nossa intenção deslegitimar a eleição, qualificada pela participação de três chapas. Mas é nosso compromisso ampliar o debate com todos os trabalhadores da notícia, a fim de fortalecermos a nossa profissão.

O tempo é de mudança. Nos últimos meses, em todo o país, diferentes categorias de trabalhadores têm ido às ruas na luta por melhores salários e condições de trabalho. Os sintomas da crise financeira de 2008 ainda são sentidos no mundo todo, tornando mais aguda a contradição entre o capital e o trabalho, com a intensificação diária da exploração sobre a classe trabalhadora. A campanha salarial dos jornalistas de minas está em curso, com perspectivas não tão promissoras, em um cenário de perdas salariais que se repete há anos.

É hora de juntos, os trabalhadores da notícia, avançarmos no caminho da independência, renovação e luta. Caminho que passa obrigatoriamente pela ampliação e pelo revigoramento da nossa base sindical, que traduzida em novas sindicalizações fortalecerá consequentemente nossa categoria frente ao patronato, na luta pela dignidade e valorização da nossa profissão.

REDUÇÃO DA ANUIDADE JÁ! SINDICALIZE-SE! JUNTOS SOMOS UMA CATEGORIA FORTE.

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio