Demissão no ‘O Tempo’ expõe desmando nas redações

A demissão de um repórter da editoria de esportes do jornal 'O Tempo', na última quarta-feira (26), a pedido do Cruzeiro Esporte Clube, expõe a que tipo de desmandos estão submetidos os trabalhadores da notícia de todo o país.

Lamentavelmente, as demissões sumárias a mando de governos e parlamentares não são novidade em Minas Gerais. Nesse caso, a dispensa do jornalista do 'O Tempo' revela o quanto essa prática está banalizada, pois demonstra que as empresas de comunicação não se preocupam somente em satisfazer o capricho de políticos a troco de lucrativos anúncios institucionais.

Por outro lado, as frequentes demissões imotivadas de jornalistas apontam para a necessidade de adotarmos urgentemente uma política capaz de impedir essa prática. Como sabemos, o trabalhador da notícia cumpre uma função de interesse público. Portanto, sempre que um jornalista exerce sua atividade de forma crítica ele pode desagradar os poderosos, que se valem do desemprego para oprimir a categoria.

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas propõe a retomada da estabilidade no emprego como instrumento de valorização da categoria e pelo exercício digno do jornalismo, cuja prática profissional não pode estar mais submetida a interesse de corporações como o Cruzeiro Esporte Clube. Leia aqui o manifesto Estabilidade Já!

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio