Seminário: Crítica ao neorreformismo gramsciano

A derrota do socialismo real no leste europeu e a dinâmica da luta de classes decretou o fim do reformismo clássico, corrente política que fixa avanços graduais, parciais e imediatos como objetivos da prática sindical/parlamentar, conduzindo a luta dos trabalhadores para o campo da conciliação ou até mesmo do messianismo vanguardista.

O aprofundamento da crise do capital exige uma resposta político-teórica para a reorganização das lutas da classe trabalhadora. A resposta dada pela esquerda, o neorreformismo gramsciano, mais uma vez conduz, inevitavelmente, os trabalhadores ao campo da conciliação. Essa é a discussão proposta por Leovegildo Pereira Leal, militante do Movimento Marxista 5 de Maio (MM5), no livro “Contra o Gramscianismo – Uma crítica marxista ao neorreformismo”.

E é como o objetivo de problematizar os rumos do movimento dos trabalhadores que a Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas convida a categoria para participar do seminário “Crítica ao neorreformismo gramsciano”, que será realizado no dia 7 de março. Participe!

Seminário: Crítica ao neorreformismo gramsciano
Dia 07 de março de 2015 – Sábado
Local: Avenida Brasil, 248, sala 1102, Santa Efigênia
Horário: 9h às 16h30, com intervalo de uma hora para almoço

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio