Hoje em Dia pode ter novas demissões

Com a venda do Hoje em Dia para o Grupo Bel a possibilidade de demissões volta a ameaçar a redação do jornal. É provável que as novas dispensas sejam feitas a partir da próxima segunda-feira, 23 de setembro.

Nos últimos anos vários jornalistas foram demitidos do Hoje em Dia de forma sumária e injustificada. Na maioria dos casos foi usada a velha desculpa de que a empresa precisa se adaptar às exigências do mercado e sanear as finanças. Por isso não será surpresa para ninguém se esse discurso for adotado se novas dispensas forem confirmadas.

A verdade é que, na lógica patronal, o meio mais fácil e rápido de aumentar os lucros é o aprofundamento da exploração sobre a classe trabalhadora. Frente a este quadro, precisamos criar instrumentos que impeçam a demissão indiscriminada dos jornalistas, como a retomada da estabilidade – caçada pela ditadura militar – a fim de garantir que as dispensas só sejam feitas depois de realizados processos administrativos dos quais participem o Sindicato.

Aos companheiros do Hoje em Dia todo nosso apoio, solidariedade e o compromisso de marcharmos firmes na luta contra as demissões que atingem jornalistas por todo país. Estabilidade já!

Postagens mais visitadas deste blog

Greve dos trabalhadores da educação do Rio de Janeiro: contra Cabral e seus partidos aliados!

A precarização das condições de trabalho e a reforma trabalhista - Tese ao Enjai

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio