Hoje em Dia ameaça demitir mais jornalistas

Depois de demitir seis jornalistas na semana passada, em uma prática arbitrária instalada nos últimos três anos, boatos dão conta de que o jornal Hoje em Dia provavelmente demitirá mais sete trabalhadores da notícia nos próximos dias. Ao todo, desde 2010, pelo menos 36 companheiros da redação foram dispensados sumariamente.

Como sempre, o motivo alegado para as demissões foi a hipotética necessidade de redução de custos da empresa. O fato é que a proposta de trabalho instalada pelo Hoje em Dia nos últimos anos, cujo eixo é o aumento do lucro, expõe a precarização das relações de trabalho dos jornalistas.

É preciso dar fim aos desmandos dos patrões. E como instrumento desta luta, a Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas propõe a retomada da estabilidade, extinta em 1966, com a implementação da lei do FGTS (5.107/66), pela ditadura. Caiu o regime militar, mas não caiu a pesada corrente do justificado medo do desemprego que chega a impedir o trabalhador de sair à luta por seus interesses e sua dignidade.

Estabilidade Já!

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca do tempo perdido

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Assembleia de Sindicatos sofre ataque fascista