Omissão, irregularidades e ilegalidade marcam demissões na Caros Amigos

Além de ilegal, a demissão da equipe de redação da revista Caros Amigos, em greve desde o dia 8 de março, mascara irregularidades da Editora Casa Amarela, como o não pagamento do piso salarial para todos os jornalistas e atrasos no pagamento de salários, férias e 13º.

Portanto, a alegação do diretor-geral da revista de que as demissões foram motivadas pela “quebra de confiança” com os trabalhadores em greve é falaciosa, e só serve para ocultar o aguçamento da exploração na Caros Amigos.

As denúncias de precarização das condições de trabalho já eram conhecidas de toda a categoria, entretanto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo foi omisso, não interviu para resolver os problemas existentes na redação, deixando a categoria à mercê do patronato.

Após várias tentativas de negociação da equipe da redação com a direção da revista, sem o apoio do SJPSP, foi anunciado aos trabalhadores da notícia o corte da folha salarial em 50%, com a demissão de boa parte da equipe ou redução dos salários dos funcionários de R$ 32 mil, para R$ 16 mil, no total.

Frente a mais este abuso, de forma autônoma e independente, os jornalistas decidiram entrar em greve, na luta por melhores condições de trabalho para toda redação, e pelo exercício crítico da profissão.

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas se solidariza com os companheiros da Caros Amigos em sua luta. Uma luta que é de toda a categoria, e toda a classe trabalhadora contra a exploração dos patrões e por condições dignas de trabalho.

Pelo direito de Greve!

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio