Dois jornalistas são assassinados em duas semanas

Em duas semanas, os jornalistas Mafaldo Bezerra Goes, 61 anos, e Rodrigo Neto, 38, foram assassinados a tiros, respectivamente, em Jaguaribe (CE) e Ipatinga (MG), nos dias 22 de fevereiro e 7 de março. Em ambos os casos, os radialistas e repórteres denunciavam a ação de grupos criminosos em suas cidades.

Rodrigo Neto foi executado quando ia em direção ao seu carro após sair de uma churrascaria em Ipatinga, e Bezerra Goes foi morto no trajeto de casa para o trabalho. Segundo o levantamento do Comitê de Proteção ao Jornalista, em 2012, o Brasil foi o 3º País onde mais jornalistas foram assassinados em todo o mundo.

O assassinato de mais dois companheiros demonstra que a escalada da violência contra jornalistas no Brasil continua avançando. Para fazer frente a este quadro, é necessário efetivar urgentemente uma política de segurança capaz de garantir o livre exercício da profissão.

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas solidariza-se com os familiares de Rodrigo Neto e Bezerra Goes, e repudia o assassinato dos dois companheiros de profissão.

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio