Sindicato divulga vagas de estágio no site
A regulamentação do estágio em jornalismo é debatida há anos pela categoria, pois mesmo com a proibição da prática na década de 80, as empresas mantiveram a contratação de estagiários, aviltando a profissão. Desde então, a Fenaj e os sindicatos vêm desenvolvendo propostas como o Programa Nacional de Estágio Acadêmico, a fim de combater a exploração de mão de obra barata e a precarização da profissão.
Levando esse histórico em consideração é de se estranhar a divulgação de vagas para estágio em jornalismo no site do SJPMG, sem sequer que esteja definida uma política clara de estágio, que seja capaz de contribuir para a formação dos estudantes de jornalismo, e que ao mesmo tempo possa impedir que eles ocupem postos de trabalhos nas redações e assessorias a partir das contratações indiscriminadas, que hoje prejudicam os jornalistas já formados e prejudicará aqueles que um dia ingressarão na profissão.
Em defesa da valorização dos jornalistas é necessário desde já lutarmos contra a contratação indiscriminada de estagiários, levando este debate tanto às redações quanto às escolas de comunicação. Assim, impedindo que o estágio ocupe o lugar da formação acadêmica e que os estudantes se transformem em mão de obra qualificada e barata, que um dia engrossará o exército de reserva tão útil ao patronato que necessita da ameaça do desemprego para achatar salários e retirar direitos dos trabalhadores.