Jornalistas juntos na luta por ganhos reais


Com seis anos de defasagem no piso, mais as perdas acumuladas no período, a campanha salarial deste ano começa pela luta por ganhos reais para a categoria. Com a aprovação da proposta de que a partir de agora as assembleias sejam realizadas com a participação de todos os setores da categoria, a expectativa é de que os jornalistas se fortaleçam ao longo dessa jornada.

A reivindicação de um piso único de R$ 2.400 para 5 horas de jornada, visa à recomposição de perdas sofridas desde 2005, e o aumento real de 15%, referente ao salário mínimo, mais o reajuste cheio (INPC + PIB) traduzem a necessidade de resgatarmos a dignidade da nossa profissão, que ao longo dos anos tem sido desvalorizada em razão de equívocos que não nos coloca em relação antagônica ao patronato.

É por esse motivo que a unificação das assembleias e de toda a campanha diz um NÃO ao fracionamento da nossa categoria imposta pelos patrões que se dividem em diferentes sindicatos patronais para nos enfraquecer – dividir para governar –, é uma resposta que independente das mesas de negociação põe na ordem do dia um discurso único, o de que somos uma só categoria, a dos jornalistas.

E é na luta pelos interesses dos trabalhadores da notícia, que fora das mesas de negociação e quando necessário também nelas, temos de usar a linguagem daqueles que não suportam mais o assédio moral, o banco de horas, o acúmulo de funções. É a linguagem da indignação que deve dar o tom das nossas mobilizações e assembleias, em nome da nossa valorização e dignidade.

É hora de avançarmos, participe! Lute!

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio