Dois jornalistas são assassinados em menos de uma semana

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM) repudia o assassinato dos jornalistas Mario Randolfo Marques Lopes e Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, cujas mortes têm fortes indícios de execução.

Mario Randolfo, que já havia sido vítima de tentativa de assassinato em 2011, foi executado com um tiro na cabeça, no dia 9 de fevereiro, em Barra do Piraí (RJ). Ele editava um site na internet no qual fazia denúncias sobre políticos e pessoas influentes da região. A companheira de Randolfo, Maria Aparecida Guimarães, também foi assassinada.

Menos de uma semana depois da morte de Mario Randolfo, o jornalista Paulo Rocaro, que trabalhava no site Mercosul News, em Ponta Porã (MS), foi atingido por cinco tiros durante a noite do dia 12 de fevereiro, quando voltava pa ra casa. Rocaro chegou a ser hospitalizado, mas faleceu na madruga desta segunda-feira, no Hospital Regional de Ponta Porã.

A prática de intimidações contra jornalistas nas cidades do interior é uma constante que se acomoda diante da impunidade. É urgente que medidas sejam tomadas contra estes crimes bárbaros, que já estão se tornando comuns no Brasil, hoje o 8º país mais perigoso para o exercício da profissão, segundo o International News Safety Institute.

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio