Governo Federal divulga e-mails para constranger jornalistas

Numa atitude de desrespeito aos jornalistas, o Ministério do Trabalho, a mando do ministro Carlos Lupi, publicou, a partir do dia 11 de novembro, em seu blog oficial as perguntas direcionadas ao órgão feitas por jornalistas. A publicação é feita no mesmo dia em que as perguntas são enviadas ao ministério.

São trocas de e-mails entre a imprensa e o Ministério do Trabalho que dizem respeito à apuração, parte fundamental do trabalho de jornalista. A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas repudia esta ação do Ministério do Trabalho que, sob o pretexto de obter transparência no relacionamento entre o órgão e a imprensa, está, na prática, coibindo, intimidando e cerceando o trabalho dos jornalistas, além, é claro, de violar a confidencialidade, própria do nosso exercício profissional.

Esta prática é semelhante à adotada em 2009 pelo Governo Federal, quando a Petrobras, que era alvo de denúncias de irregularidades, criou o blog Fatos e Dados no qual a estatal publicava e-mail dos jornalistas com perguntas sobre o desvio de recursos. Inicialmente, o blog chegou a publicar informações sobre apurações em andamento. Após críticas feitas por diversas entidades, a empresa mudou de postura e hoje só divulga as respostas após a publicação da reportagem.

Ações como a do Ministério do Trabalho e do Governo Federal em 2009, são antiéticas e deixam claras as tentativas dos órgãos do governo de exercer controle e a intimidação sobre os trabalhadores da notícia.

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas repudia este e qualquer outra forma de desrespeito à categoria, e defende o livre exercício da nossa profissão.

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio