Oposição Sindical, Chapa 1 – História, candidatos, princípios e propostas

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas foi criada em 2008 e tem a independência, autonomia e consciência de classe como princípios fundamentais de sua prática. Nesses 12 anos, cumprimos nossa obrigação e sempre estivemos ao lado da categoria nas campanhas salariais, na jornada em defesa do diploma e regulamentação da profissão de jornalista. Participamos ativamente das mobilizações, paralisações e greves da categoria e defendemos a manutenção da Casa do Jornalista. Fomos atuantes nos congressos estaduais e criamos o jornal “O Trabalhador da Notícia” distribuído nas assessorias e redações.

Em 2017, a partir da análise de que a classe trabalhadora iria sofrer com mais ataques e retirada de direitos trabalhistas, decidimos compor chapa com a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG). Esse ano, frente a intransigência de parte da diretoria de fazermos uma composição que possibilitasse o equilíbrio na correlação das forças políticas no sindicato, decidimos, mais uma vez, lançar chapa própria.

Estamos cientes de que, hoje, a conjuntura impõe desafios ainda mais duros à classe trabalhadora, o que exige de nós a retomada da histórica tradição de luta dos trabalhadores nos preparando para realizar mobilizações, atos, paralisações e greves na defesa dos nossos direitos. Nos últimos três anos, em que estivemos na diretoria do SJPMG, em respeito ao Sindicato e à nossa categoria, entendemos que não deveríamos tornar pública as nossas divergências, cuja crítica central deve-se ao erro de se priorizar a via institucional em detrimento da luta direta dos trabalhadores.

Evidentemente não somos contra nos sentarmos às mesas de negociação, mas tomamos como ponto partida que essa interlocução só é válida se tivermos condições reais de obter conquistas que representem o reconhecimento, dignidade e valorização profissional da nossa categoria. É preciso avançar! À luta, pois, à vitória!

Clique aqui e conheça nossos Companheiros
Clique aqui e conheça nossa Carta de Princípios
Clique aqui e conheça nossos Princípios Programáticos
Clique aqui e conheça nossas Propostas

Postagens mais visitadas deste blog

Greve dos trabalhadores da educação do Rio de Janeiro: contra Cabral e seus partidos aliados!

A precarização das condições de trabalho e a reforma trabalhista - Tese ao Enjai

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio