Oposição Sindical lançará chapa própria em 2020
A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas informa aos trabalhadores da notícia de todo o Estado, que novamente estaremos organizados enquanto chapa própria para as eleições sindicais de 2020. Esta decisão foi tomada diante da intransigência da atual presidente do sindicato em aceitar uma composição em que estivéssemos representados na vice-presidência, além de restrições em relação a alguns de nossos companheiros.
Sejamos claros, o veto colocado por Alessandra Mello é uma decisão política e será tratada como tal. Nós, da Oposição Sindical, defendemos que o Sindicato deve ser propositivo nas assembleias com os trabalhadores, deve indicar a importância da luta direta e estimular a combatividade dos jornalistas. Para nós, os jornalistas precisam se compreender como parte da classe trabalhadora e não como um ente que paira nas nuvens, acima do bem e do mal, ao qual basta a satisfação "de fazer um bom jornalismo".
Esta não é mesma linha política adotada pela atual presidente do Sindicato e por vários outros dos nomes que compõe a atual diretoria. Tais divergências nunca foram um problema para a Oposição Sindical. Desde a construção da chapa "Luta, Jornalista", estivemos trabalhando de forma unificada, com presença em todas as lutas da categoria, expondo de forma clara e respeitosa nossas divergências e colocando nossas propostas para os trabalhadores.
Não partiu de nós nenhuma restrição ou impeditivo em formar uma nova chapa onde diferentes propostas de atuação sindical estivessem presentes. Portanto, rejeitamos qualquer acusação de estarmos dividindo a categoria.
Seguimos na luta, como sempre estivemos desde nossa fundação, em abril de 2008.