Campanha Salarial: Proposta patronal abre caminho para demissões

Mais do que rebaixar salários e não recompor as perdas com a inflação, a proposta patronal para os jornalistas de Jornais e Revistas encobre a pretensão das empresas de abrir caminho para mais demissões nas redações de Minas Gerais.

O sindicato patronal tenta impor a alteração da cláusula que regula o acúmulo de funções, possibilitando que os trabalhadores da notícia exerçam atividades distintas daquelas para as quais foram contratados. Ou seja: além de apurar e redigir a matéria, os jornalistas terão de fotografar, produzir vídeos e editar todo o conteúdo, como vem acontecendo nos portais de notícia.

Para além da intensificação da exploração sobre a categoria, a flexibilização ou fim da cláusula que regulamenta o acúmulo de função terá como efeito a redução de postos de trabalho e, consequentemente, demissões que afetarão principalmente os jornalistas de imagem (repórteres fotográficos e cinematográficos).

A exigência dos patrões de só negociarem caso a categoria só aceite a “mudança” na cláusula do acúmulo de função não passa de uma chantagem, de quem tem como objetivo a retirada de direitos dos trabalhadores em nome do lucro. É hora de resistir, não podemos aceitar mais esse ataque. À luta, pois e à vitória!

Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas
Belo Horizonte, 31 de outubro de 2016

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio

Em busca do tempo perdido