Repressão contra fotógrafo do ‘O Tempo’ não é fato isolado

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas repudia a absurda detenção do repórter fotográfico Alex de Jesus, do jornal O Tempo, ocorrida em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã da terça-feira (8). Alex de Jesus estava em uma apuração com a repórter Débora Costa, checando uma denúncia de redução nos de exames feitos nas unidades de saúde da cidade, quando foi abordado por um guarda municipal.

O guarda José Carlos Silva acusava Alex de ter tirado uma foto sua e exigia que a foto fosse apagada. O jornalista afirmou não ter feito a foto e se negou a entregar seu equipamento de trabalho. Em uma tentativa de intimidação, o guarda seguiu a equipe de reportagem enquanto chamava reforços. Outros seis guardas municipais e dois policiais militares foram até ao local para deter o repórter fotográfico, com a alegação "descumprimento da ordem e desacato". O jornalista foi detido e levado até uma delegacia, sendo liberado quase duas horas depois.

No Brasil, esse tipo de conduta agressiva contra a imprensa, e também contra manifestantes, tem se tornado cada vez mais comum entre as forças de repressão. No ano passado, a Polícia Militar de Minas Gerais acertou um tiro de borracha na perna do repórter fotográfico Denilton Dias, também do jornal O Tempo. Tal comportamento dos policiais e guardas municipais nas ruas conta com o apoio e a conivência do comando da corporação e dos governos municipais e estaduais. Recentemente um aparato de quase cem policiais foi acionado contra trabalhadores da TV Alterosa, que estavam realizando uma paralisação contra o não pagamento do 13º.

A Oposição Sindical repudia as ações violentas contra jornalistas e contra os manifestantes. Rechaçamos a nota caluniosa divulgada pela prefeitura de Nova Lima sobre o episódio, na qual ela reafirma as mentiras contadas pelo guarda municipal. Denunciamos também o silêncio conivente por parte do Governo de Minas diante dos abusos policiais. A omissão do poder público serve apenas para incentivar que situações como essa se repitam.

Belo Horizonte, 10 de março de 2016.
Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio