Diretoria apoia congresso patronal

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas-OSJM vem denunciar à categoria o apoio dado pela diretoria do nosso sindicato ao Congresso Mineiro de Comunicação, promovido pelo Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Interior, a ser realizado de 17 a 19 de julho de deste ano. (Veja a imagem).

Essa parceria constitui, no mínimo, um desrespeito aos jornalistas mineiros. Demonstra que a cada dia que passa a diretoria afasta mais o sindicato do seu objetivo central de representar e defender os interesses dos trabalhadores da notícia contra a ganância dos patrões, tendo como dever básico pugnar sempre pelo fortalecimento da consciência e organização sindicais, conforme o inciso “C” do artigo 3º do estatuto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, também neste caso frontalmente desrespeitado pela diretoria.

Nunca é demais lembrar que o modelo de política sindical no qual o trabalhador é visto como um colaborador ativo dos empreendimentos patronais é um dos eixos da política de colaboração de classes dominante no sindicalismo brasileiro, colaboração esta contra a qual se insurge a Oposição Sindical enquanto principal razão da nossa criação e da nossa atuação em todos esses anos. 


O que os trabalhadores da notícia mineiros precisamos ter claro é que esta decisão da diretoria do SJPMG ocorre no interior de toda uma política fundada na farsa de que os patrões seriam nossos colegas de trabalho. Endossa o falso discurso de que não há mais contradição entre o capital e o trabalho. A prova maior da existência desta contradição está nas campanhas salariais, quando os donos das empresas recusam sistematicamente aos trabalhadores da notícia ganhos reais e melhores condições de trabalho. Todas nossas conquistas foram e sempre serão resultado de nossas lutas contra os patrões, nunca ao lado deles.

Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas – Independência, Consciência e Luta





Postagens mais visitadas deste blog

Em busca do tempo perdido

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Assembleia de Sindicatos sofre ataque fascista