Convocação dos Diários Associados pode configurar assédio moral

A convocação veiculada na intranet dos Diários Associados, feita em nome de funcionários da empresa, na última terça-feira (7), para a participação da caminhada em favor do candidato Aécio Neves à presidência da República pode configurar a prática de assédio moral uma vez que a constante ameaça da demissão, em um quadro de desemprego estrutural, é uma forma de tentar pressionar os trabalhadores em todo o país.

É notório o uso de demissões sumárias, a exemplo do que ocorre nas campanhas salariais, como um instrumento de pressão dos patrões sob a classe trabalhadora. E a convocação para ato de campanha de qualquer candidato, em veículo de comunicação oficial da empresa, configura, sem dúvidas, a exposição dos trabalhadores a uma situação constrangedora, característica da prática de assédio moral.

Não se trata aqui de defender uma candidatura ou outra, mas de lutar pela dignidade e respeito aos trabalhadores, cuja atuação política seja no exercício do direito de livre organização sindical ou na agenda geral das lutas políticas da sociedade não pode ser objeto de pressão por parte dos patrões.

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio