Nota de solidariedade ao cartunista Duke

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas manifesta sua solidariedade ao cartunista Duke, condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a pagar 15 mil reais ao árbitro Ricardo Marques Ribeiro, por causa da charge publicada nos jornais “O Tempo” e “Super Notícia”, sobre o resultado do jogo Cruzeiro e Ipatinga pelo Campeonato Mineiro de 2010.

A charge mostra uma raposa ferida no chão e um torcedor dizendo a um policial que primeiro o juiz assaltou o Tigre, e em seguida o Tigre atropelou a Raposa.

O humor usado por Duke não é de forma alguma ofensivo, pelo contrário, é um retrato divertido da relação dos torcedores com o Futebol, esporte popular, cuja linguagem foi retrada pelo chargista de forma sadia e verdadeira. Portanto, a decisão tomada pela 11ª Câmara Cível do TJMG, onde Ricardo Marques trabalha, é uma ameaça à liberdade de expressão.

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas repudia qualquer tentativa de censura ao trabalho da categoria. Não podemos permitir que tal mordaça jurídica sirva de arma contra os jornalistas.

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca do tempo perdido

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Assembleia de Sindicatos sofre ataque fascista