Onda de demissões ameaça jornalistas do Hoje em Dia

Conforme denunciado em nota anterior da Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM), no dia 3 de setembro passado foi demitido de forma imotivada o editor de Política do jornal Hoje em Dia, companheiro jornalista Orion Teixeira, o que também viria a acontecer no dia 22 do mesmo mês com a companheira Tetê Rios, editora de Opinião. Apesar da nossa denúncia até agora nada foi feito pelo nosso Sindicato em protesto e reação ao ato de arbítrio da direção do diário.

Agora, uma intensa onda de comentários toma conta das redações de toda Belo Horizonte a respeito da existência de uma lista de nada menos de cerca de 45 – quarenta e cinco! – novas demissões no HD. De acordo com as informações que vem circulando de maneira progressivamente intensa, 30 destas demissões estariam a cargo do Diretor de Redação Marcelo Cordeiro, e as outras quinze já constariam de uma lista já em mãos da editora Regina Martinez.

Ora, como jornalistas trabalhadores da notícia sabemos todos que tal tipo de informações, mesmo que de início imprecisas, acaba resultando em verdade. É preciso, pois, que nos antecipemos a esta morte anunciada. Não podemos ficar de braços cruzados diante de mais esta ameaça. E aqui vai uma crítica formal e aberta à direção do nosso Sindicato, que até o momento nada fez e nada tem feito na defesa dos companheiros do HD ameaçados de perda de seus postos de trabalho, de seu sustento e de suas famílias.

Diante de toda esta situação, a Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM) vem a público EXIGIR da direção do Hoje em Dia um desmentido oficial e igualmente público da existência deste projeto de demissões em massa. Ou, então, que o confirme – para que a categoria tome as necessárias providências.

Belo Horizonte, 04 de outubro de 2010

Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca do tempo perdido

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Assembleia de Sindicatos sofre ataque fascista