Campanha Salarial 2010: Jornalista só com diploma

A campanha salarial dos jornalistas profissionais de Minas Gerais deste ano deve ser desenvolvida no interior da luta pela regulamentação da profissão e, por isso mesmo, deve assumir dimensão nacional, alavancada pela bandeira da exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão. 

Em Belo Horizonte, a assembleia que definirá a pauta será realizada às 20h da próxima quinta-feira (25/2), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, na avenida Álvares Cabral, 400, na região central da capital mineira. A participação de todos os companheiros é imprescindível, pois precisamos construir uma pauta de reivindicações que atenda a toda a categoria e, principalmente, seja capaz valorizar a nossa profissão.


Conheça as principais propostas da Oposição Sindical


Jornalista só com diploma – As empresas se comprometem a contratar somente jornalistas profissionais diplomados.

Unificação da campanha salarial – Nossas assembléias devem ser feitas de forma unificada, no sindicato, sem a divisão da categoria por área do jornalismo.

Unificação do piso – Somos todos jornalistas, independente de trabalharmos em assessorias, impresso, TV’s, rádios, capital ou interior. Por isso precisamos ter um piso único.

Aumento real – Durante anos, as empresas acumulam lucros com nosso trabalho. Temos de obter o ganho real sobre nossa produção.

Fim do Banco de Horas – O banco de horas representa a superexploração do trabalhador. As horas extras têm de ser renumeradas em 100%.

Fim do acumulo de funções – Aceitar o acúmulo de funções é legitimar a superexploração dos trabalhadores e reduzir os postos de trabalho. Com o ganho real significativo não precisamos barganhar compensação salarial sobre o aumento do trabalho.

Contra o assédio moral – Assédio moral é uma prática criminosa que causa danos à saúde do trabalhador, por isso as empresas também devem ser responsabilizadas.

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio