Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio

Na contramão da história e contrárias à tradição de luta do Dia Internacional do Trabalhador, as centrais sindicais mais uma vez esvaziam o conteúdo de classe do 1º de Maio, com showmícios, transformando a data em palanque eleitoral.

Não estamos defendendo um sindicalismo apolítico e muito menos somos contrários à atuação de militantes políticos, organizados partidariamente, nos sindicatos. No entanto, como explicitamos em nossa Carta de Princípios, nos opomos a um sindicalismo que coloca objetivos político-partidários acima dos interesses específicos da classe trabalhadora.

Em um quadro de alta sistemática do custo de vida e deflagração de greves por várias categorias profissionais em todo o país, caberia às centrais sindicais mobilizar os trabalhadores na construção da greve geral em defesa de melhores salários e condições laborais. Portanto, ao priorizarem a agenda eleitoral, a centrais deixam de lado os interesses da classe que deveriam representar.

Diante dessa distorção, é preciso retomar a tradição de luta dos mártires de Chicago (EUA), que no 1º de maio de 1886, tomaram as ruas da cidade americana em greve e, ao custo de suas vidas, obtiveram conquistas históricas para toda a classe trabalhadora.

Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas

Por um sindicato de trabalhadores!

Por um 1º de maio classista!

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido