Celebrar o Dia dos Jornalistas é lutar pela valorização da categoria

Saudamos neste nosso dia, 7 de abril, todos jornalistas do Brasil, em especial os de Minas Gerais, e reafirmamos nosso compromisso com os Trabalhadores da Notícia, certos de que celebrar o Dia dos Jornalistas é lutar pela valorização da categoria.

Dar significado real a essa data é organizar a categoria na luta por ganhos reais na campanha salarial e pelo cumprimento dos nossos direitos. Não podemos limitar nossas ações a festas esvaziadas de verdadeiro conteúdo político, forjando uma aparente e inócua mobilização dos jornalistas, como faz e tem feito a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).

Diante da realidade da estrutura salarial vergonhosamente rebaixada da nossa categoria, da prática do assédio moral pelo patronato, da instabilidade no emprego, do acúmulo de funções e da precarização geral do exercício da nossa profissão, não podemos renunciar à luta direta e real pela nossa valorização profissional, especialmente com a alta diária do custo de vida.

É preciso, pois, que voltemos prioritariamente nossas atenções para ganhos reais nos salários e melhorias nas condições concretas de trabalho, a que estamos submetidos, como passo inicial para a conquista da nossa dignidade e independência.
 
Oposição Sindical – Por um sindicato de trabalhadores!


Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio

Em busca do tempo perdido