Pelo fortalecimento da categoria. Todo apoio aos jornalistas do Estado de Minas

As paralisações dos jornalistas do Estado de Minas pelo cumprimento de seus direitos (pagamento de salários e décimo terceiro) é prova da disposição de luta da categoria. As reivindicações dos companheiros do jornal são de todos nós, Trabalhadores da Notícia.

É preciso unificar as lutas da categoria, pois a questão central nas reivindicações da campanha salarial, no plano de carreira da Inconfidência e Rede Minas, no pagamento de horas extras, o fim do atraso de salários no Estado de Minas e tantas outras é a valorização profissional do jornalista.

Essa unificação, e consequente fortalecimento da categoria na luta por seus direitos e conquistas salariais, só será possível com atos e mobilizações presenciais, ocupando as ruas. Foi assim no 1º de maio em 1886, em Chicago, e na greve geral de São Paulo, em 1917, que resultaram em históricas conquistas para a classe trabalhadora.

Não podemos escamotear a história e as verdadeiras práticas de luta dos trabalhadores. Portanto, é preciso agir para além das plataformas digitais e organizar manifestações presenciais de toda a categoria, para, no enfrentamento aos patrões, demonstrar que nossas reivindicações não são um palavreado vazio.

Se é possível organizar feiras de vinis, é necessário e urgente realizar mobilizações de rua dos Trabalhadores da Notícia pela defesa de seus direitos e valorização profissional. Pelo fortalecimento da categoria, todo apoio à greve dos jornalistas do Estado de Minas.


Oposição Sindical – Por um sindicato dos trabalhadores

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio