Votação eletrônica do SJPMG será feita a toque de caixa

Cadastro de jornalistas do Sindicato está desatualizado

A Junta Eleitoral das eleições 2020 do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) decidiu adotar a votação eletrônica por meio da internet no pleito deste ano. Com apenas 20 dias úteis, a contar da data da deliberação (4/5), a implementação do sistema de votação será feita a toque de caixa.

O pouco tempo para a implementação do sistema, que implica em prazos curtos para a adoção dos protocolos relacionados à votação eletrônica, foi uma das razões pelas quais a Oposição Sindical (Chapa 1) posicionou-se contrariamente a essa modalidade de voto. O fato de o cadastro de jornalistas sindicalizados estar desatualizado foi outra razão pela qual a Oposição Sindical foi contra o voto pela internet neste ano.

Uma alternativa ao voto eletrônico seria a prorrogação da gestão, como aprovado por 19 membros da diretoria do Sindicato ligados à Chapa 2 (que tem maioria absoluta na Junta Eleitoral) em votação realizada por Whatsapp no dia 14 de abril. Uma das justificativas para tal decisão da diretoria foi a crise do coronavírus, a mesma argumentação utilizada na defesa da votação eletrônica.

Não se trata aqui de incoerência, mas de uma opção política que fragiliza todo o processo eleitoral, seja pela implementação da votação eletrônica a toque de caixa, falta de uma base de dados atualizada com as informações do sindicalizados (e-mails, por exemplo) ou pela realização da eleição fora do prazo estatutário.

Oposição Sindical: Independente, Consciente e de Luta – Chapa 1

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio